Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Município de Freixo homenageou António Monteiro Cardoso

O Convento S. Filipe de Néry foi o local escolhido para a apresentação da reedição do Livro Boas Fadas que te Fadem e homenagem, a título póstumo, de António Monteiro Cardoso.

Uma homenagem que, para Maria do Céu Quintas, Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, é “justa e merecida”, pois António Monteiro Cardoso era um “notável escritor e idóneo investigador.

Na sua intervenção a Autarca realçou o “rigor histórico e uma investigação irrepreensível, onde não faltaram deslocações ao Arquivo Geral de Simancas, e consultas no acervo da Torre do Tombo”, um trabalho, disse, que “resultou nesta empresa: escrever o que será, perduravelmente, o livro de Freixo”! 

O romance histórico agora reeditado aborda o período de perseguição a Judeus na época da Inquisição e tem em Freixo de Espada à Cinta o cerne do enredo.

Monteiro Cardoso era natural de Freixo de Espada à Cinta. Licenciado em Direito, dedicou a sua vida à investigação, tendo assumido o Séc. XIX como uma das suas principais áreas de estudo. Era investigador da Universidade Nova de Lisboa onde integrava o Instituto de História Contemporânea -Grupo de História Global do Trabalho, da Universidade Nova de Lisboa, coordenado por Raquel Varela.

NI-Sara Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário