O Aeródromo Municipal de Mogadouro foi um dos locais escolhidos pela Força Aérea Portuguesa para a realização do Real Thaw 2016.
Trata-se de um exercício de aeronaves dos países da NATO, que se realiza pelo segundo ano consecutivo em Portugal, e que, desde esta segunda-feira e até à próxima quinta-feira, 3 de Março, está a decorrer em Mogadouro.
“É um exercício combinado que é efectuado com forças de vários países, como Portugal, Bélgica, Dinamarca, Holanda ou Estados Unidos da América.
O ano passado e este ano, realizou-se em Portugal, mas a ideia é que aconteça nos 28 estados - membro da NATO”, explicou o Tenente-coronel do comando do Exército Português, António Cancelinha.
O exercício começou, a nível nacional, na semana passada. Está ser coordenado a partir de Beja, passou já por Estremoz e Seia, sendo o aeródromo de Mogadouro o ponto mais a norte de participação do exercício.
Esta não é a primeira vez que a Força Aérea escolhe Mogadouro para fazer exercícios. Segundo António Cancelinha, “a boa relação com o Município de Mogadouro” e o “excelente apoio” facultado pela autarquia estiveram na base da inclusão deste aeródromo no Real Thaw 2016.
Para o presidente do Município de Mogadouro, Francisco Guimarães, “um exercício como este acaba por promover a região” e é também positivo para os estudantes do Agrupamento de Escolas de Mogadouro que vão participar num dos treinos, sendo “importante para que os jovens possam compreender o que é uma Força de Acção Rápida” O principal objectivo desta iniciativa é avaliar e certificar a capacidade operacional da Força Aérea, garantindo que as forças participantes estão prontas a cumprir as missões que lhes vierem a ser atribuídas.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário