João Brandão Rodrigues, presidente da APTRAN, é o próximo convidado do Café de Ciência.
A Associação Portuguesa de Tracção Animal (APTRAN), enquanto entidade de carácter educativo, técnico e científico, tem como principais objectivos investigar, salvaguardar e dar a conhecer o património nacional relativo à tracção animal, em todas as suas vertentes, assim como promover, valorizar e divulgar novas formas de utilização, numa perspectiva moderna e actual, incorporando e adaptando novos conhecimentos.
Constitui, igualmente, objectivo essencial, o fomento de modelos de desenvolvimento sustentáveis com a promoção de práticas culturais compatíveis com a preservação da agrobiodiversidade, a conservação do solo, assim como a inclusão do conceito de tracção animal moderna numa estratégia lógica de desenvolvimento rural.
Para a realização dos seus objectivos, à Associação Portuguesa de Tracção Animal compete-lhe promover e apoiar a realização de estudos científicos, cursos, congressos, conferências e outras actividades afins, formações de âmbito académico e profissional, reuniões de trabalho, exposições, prémios, bolsas de estudo e publicações periódicas. Adicionalmente, desenvolver e intensificar relações de cooperação entre indivíduos e entidades nacionais e internacionais com interesse comum, promovendo o intercâmbio de conhecimento e experiências, assim como informar e sensibilizar a comunidade científica e a opinião pública, promovendo a sua aproximação aos objectivos da Associação.
Nota Biográfica
João Brandão Rodrigues, DVM, PhD
Natural de Paredes de Coura (1982), é licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 2007.
Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde 2013, tendo dedicado a sua investigação à saúde e bem-estar de raças asininas ameaçadas (Burro Mirandês e Asno Zamorano-leonês).
Devido ao seu interesse e dedicação aos equídeos de trabalho tem vindo a participar em vários projetos internacionais dedicado à saúde e bem-estar destes animais, participando também regularmente como orador e formador em vários eventos de dimensão internacional, sendo ainda autor de várias publicações técnicas e científicas nesta área.
Atualmente é docente na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT), na área da clínica de equídeos.
É Sócio fundador e Presidente da Direção da APTRAN – Associação Portuguesa de Tração Animal, onde tem desenvolvido uma intensa atividade na divulgação e promoção das potencialidades da tração animal moderna nas mais variadas áreas de intervenção.
Sem comentários:
Enviar um comentário