Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de março de 2016

Filandorra comemorou o Dia Mundial da Poesia em Carrazeda de Ansiães

No Dia Mundial da Poesia, que se assinalou hoje, a Filandorra esteve em Carrazeda de Ansiães com "Poemas à Solta", uma iniciativa que marca o arranque da última semana do "Março o mês do Teatro" que desde o início do mês tem marcado a agenda cultural da companhia com espectáculos e animações destinados aos vários públicos para assinalar o Dia Mundial do Teatro que se comemora no próximo dia 27 de Março.

Actores e Técnicos da Biblioteca Municipal de Carrazeda de Ansiães recitaram e distribuiram poemas de Sophia de Mello Breyner, Miguel Torga, Eugénio de Andrade, entre outros, nos espaços públicos desta vila dueiense como cafés, restaurantes e Feira, com o propósito de assinalar o "Dia da Poesia", numa acção que pretende sobretudo mostrar que a poesia pode estar em todos os lugares e sensibilizar os cidadãos para a importância da criatividade e livre criação de ideias através das palavras.

Na quinta-feira a Filandorra continua em Carrazeda de Ansiães para no “palco” da Feira do Folar apresentar ao público "Um turista no Marão", da autoria do Padre Ângelo Minhava. O espectáculo acontecerá pelas 16h30 na Abertura da Feira. À noite e no Auditório do CITICA a Companhia representa A Farsa de Inês Pereira, uma das mais divertidas e satíricas farsas vicentinas que retractam a vida quotidiana do tempo de Gil Vicente, escrita a partir do ditado popular Mais vale asno que me leve que cavalo que me derrube. 

A semana culmina com duas experiências de Teatro e Comunidade em Vila Pouca de Aguiar e Montalegre, concelhos onde a Filandorra tem vindo nos últimos meses a preparar com a comunidade local duas iniciativas de cariz popular e religioso. Assim, e na sexta-feira, a Filandorra estreia o Auto da Paixão, a partir do guião dramático de autoria de Agostinho Chaves, jornalista, escritor local e em tempos crítico de teatro do saudoso Comércio do Porto, um projecto artístico que envolve duzentos colaboradores entre actores amadores da Universidade Sénior e Escola Municipal de Teatro “Tia Micas”, elementos do Orfeão de Vila Pouca de Aguiar e da Banda de Música de Pontido, e populares, num trabalho articulado com a Câmara Municipal e a Paróquia de Vila Pouca de Aguiar. 

A representação terá lugar na Praça Sousa e Costa, pelas 21h30 horas e é o resultado de dois meses de experimentação de linguagens teatrais direccionada a um contexto comunitário de cariz religioso com partilha de saberes, vivências, experiências e práticas enraizadas na cultura religiosa da comunidade de Vila Pouca de Aguiar.

Na noite de Sábado, 26 de Março, a Filandorra vai uma vez mais “exorcizar” a figura do judas, com a participação numa das tradições mais profundas de sátira e crítica popular de Montalegre, a “Queima do Judas”. No Largo do Município, onde se concentram os vários judas (bonecos) construídos pelas associações de Montalegre, a Filandorra apresenta pelas 22h00 uma paródia de humor e boa disposição que vai marcar o início do desfile dos judas pelas ruas da vila barrosã e que culminará no recinto do castelo, com o “grande julgamento” e posterior queima ao som de Tocadores de Gaitas de Foles e enquadramento de fogo cénico do Grupo Animamos – Santa Maria da Feira.

É desta forma que a Filandorra – Teatro do Nordeste “entra” em palco no Dia Mundial do Teatro, a 27 de Março: combinando a actividade teatral com a animação de zonas históricas desafiando a comunidade local a interagir com o teatro, com a história, com as tradições e costumes populares, com o património e com a cultura em geral.

A queima de Judas. Foto: Filandorra
"Março o mês do Teatro" é uma iniciativa anual iniciativa anual desenvolvida por esta Companhia Profissional de Teatro para assinalar na região o Dia Mundial do Teatro que se comemora a 27 de Março, e que este ano apresentou uma programação variada destinada aos vários públicos que, entre espectáculos e animações, contou com trinta acções que percorreram sete distritos do norte do país (Aveiro, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Vila Real e Viseu) e vão envolver no seu conjunto cinco mil espectadores.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário