Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Folar de Izeda aguarda certificação

O folar de Izeda pode vir a ser um produto certificado. Esta é uma ambição antiga da autarquia e da ADRI -Associação de Desenvolvimento da Região de Izeda que ainda não se concretizou devido à burocracia inerente ao processo.
O presidente da União de Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, Luís Filipe Fernandes, admitiu à Brigantia que o processo de certificação não é fácil mas acredita que as características deste folar são únicas e merecem ser reconhecidas. “É muito difícil conseguir essa certificação, é um processo moroso, é um processo que implica várias instituições a dar pareceres.
O nosso folar tem particularidades como a carne que é utilizada, o próprio azeite e a maneira de confecção, que o distinguem de outros folares como é o caso do folar de Valpaços”, sublinhou o autarca. 
O folar e o azeite são dois produtos característicos desta vila do concelho de Bragança e que foram promovidos durante os três dias que antecederam o Domingo de Páscoa, na 17ª edição da Feira do Folar e do Azeite. 
Durante o certame, o presidente da ADRI, Rui Simão, referiu à Briagntia que o folar de Izeda é cada vez mais um produto consumido durante todo o ano e não só na Páscoa. As encomendas para todo o país não param de chegar. 
O objectivo é divulgá-lo ainda mais, não só em Portugal mas também no estrangeiro. “Nos tempos dos nossos avós e bisavós, guardava-se o melhor chouriço, o melhor salpicão e o melhor presunto para a época de Páscoa mas, hoje, isso já não acontece. O folar é produzido e consome-se todos os dias do ano. 
Este ano, foram algumas encomendas para o Alentejo e o Algarve e esperamos que as encomendas continuem a aumentar, para além do Porto, onde já chegamos todos os dias, com facilidade”, referiu o responsável. 
A Feira do Folar e do Azeite realizou-se nos dias que antecederam a Páscoa, em vez de no Domingo de Ramos, como era costume, para aproveitar a presença dos filhos da terra que estão fora e regressam à vila nesta altura do ano. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário