Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Mirandela aposta em artistas “mais do momento”

Dengaz, Xutos e Pontapés, a voz de Lost Frequencies, Janieck Devy e dj Dan Maarten dos FunkYou2 são, apenas, alguns dos artistas cabeças de cartaz das semanas académicas de Bragança e Mirandela.
Em Mirandela, a Semana Académica acontece de 7 a 11 de abril no Pavilhão B da Reginorde. São cinco dias de celebrações, concertos e dj`s com diversos artistas a participarem neste evento organizado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (AEESACT).

No dia 7 de abril, quinta-feira, terá lugar a Serenata com as participações da In Vinus Tuna e da TunaMira. Depois, segue-se Mikkel Solnado e o vencedor do concurso de dj`s. No dia seguinte, será a vez dos vencedores do concurso de bandas subirem ao palco. Ainda nessa noite, os estudantes mirandelenses terão o privilégio de ouvirem a voz do tema Lost Frequencies interpretado por Janieck Devy e as batidas eletrónicas do dj Dan Maarten, dos FunkYou2. A 9 de abril, o “dia principal”, ocorrerá o jantar de gala num conhecido restaurante da cidade, sendo que a noite de sábado só se dará por concluída depois das atuações do dj Garnacho Nerik e Boy Teddy, havendo lugar, ainda, para a música popular trazida a Mirandela por Victor Rodrigues com a canção “Põe a mão na cabecinha”. No domingo, a organização esmerou-se com um programa repleto com a Missa de Benção das Pastas, a Queima das Fitas, os artistas Deau e Sky Cultivador featuring ft. Laker, encerrando a noite com SlimCutz dos Mind da Gap e as misturas de dj Ferdi. No último dia, 11 de abril, a Semana Académica de Mirandela terminará com o Desfile Académico e o Rally das Taskas.

O Diário de Trás-os-Montes (DTM) falou com o presidente da AEESACT, que esboçou o comparativo entre a Semana Académica de 2016 e a do ano transato. “O molde este ano é de menos um dia, mas mesmo assim conseguimos reunir mais artistas que em 2015”, observou Tito Resende. “As expetativas são as de manter, pelo menos, o nível do ano passado… Se mantivermos já é bom! Claro que gostaríamos de tentar subir o número de público”, confessou o responsável.

De acordo com o dirigente associativo, em termos de público, os números de 2015 ultrapassaram as 2500 pessoas, recebendo por dia, em média, entre 400 a 600 estudantes. “Tentámos tornar o evento mais consistente e diversificado para vários públicos. Sexta com o Janieck Devy e domingo com o Deau são dias em que esperamos bons números”, adiantou Tito Resende.

Quando questionado sobre a comparação entre as duas semanas académicas do Instituto Politécnico, o presidente da Associação de Estudantes responde: “isto não é bragança. Para nós é impossível termos nos nossos eventos artistas como o Dengaz ou os Xutos. Talvez o nosso cartaz seja mais apelativo por termos artistas mais do momento. Esse é um fator fundamental”.

Já a Semana Académica de Bragança (SAB) realiza-se entre 18 e 24 de abril no Pavilhão do NERBA, tendo início como de resto já é habitual com a Serenata na Praça da Sé e que tanta gente atrai ao centro da cidade. Seguem-se as atuações das Tunas, naquele que é considerado por muitos estudantes como o dia mais fraco da semana. A 19 de abril, sobe ao palco do NERBA o grupo musical Karetus. Quarta-feira, o dia é dedicado ao hip-hop com Steven-r e Dillaz. Dia 21, será Juvencio Luyis a entreter os estudantes da academia, sendo que, no dia seguinte, será a vez de Dengaz para mais uma noite dedicada ao rap. Sábado como manda a tradição, verifica-se a Benção das Pastas que terá lugar na Catedral e à noite a conhecida banda portuguesa, Xutos & Pontapés, que já tantas vezes veio a Bragança retorna à SAB para animar a população estudantil. No domingo, a Semana Académica encerra com Sons do Minho e Insert Coin.

O DTM também tentou falar ao longo dos últimos três dias com o presidente da Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança, Ricardo Pinto, mas sem sucesso.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário