sexta-feira, 4 de março de 2016

Museu Martim Gonçalves vai ser referência nas visitas à Batalha

O Museu Martim Gonçalves de Macedo vai passar a ser uma das referências das visitas de estudo ao Mosteiro da Batalha. Quem o disse foi Joaquim Ruivo, diretor do Mosteiro da Batalha que esteve na quarta-feira em Macedo de Cavaleiros em visita ao museu do herói macedense na Batalha de Aljubarrota.

Referiu-se ao espaço como fundamental sob o ponto de vista pedagógico e didático, um local onde a história é perfeitamente entendida e ainda uma motivação para várias gerações.

Duarte Moreno, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, foi o anfitrião da visita.

“O senhor Diretor Joaquim Ruivo esteve aqui a convite nosso para visitar o Museu Martim Gonçalves de Macedo e para verificar o que temos relativamente àquilo que é histórico e a ver com a batalha de Aljubarrota.

Ele gostou imenso daquilo que viu e transmitiu-me que, nas visitas escolares que acontecerem ao Mosteiro da Batalha, incluirá já a referência ao Martim Gonçalves de Macedo para que as pessoas tenham conhecimento deste facto histórico onde um nordestino salvou a vida ao futuro D. João I.”

E no futuro, pretende-se que ocorram também visitas de estudo ao Museu Martim Gonçalves de Macedo.

“Para já ainda não, isto foi um primeiro contato informal, vamos ver o que se vai passar do lado de lá para depois termos uma proximidade maior com a Batalha no sentido de podermos ter essas visitas. Se houverem estudantes a ir ao Mosteiro da Batalha para fazer a história, se for lá indicado que existe um museu das armas de Martim Gonçalves de Macedo em Macedo de Cavaleiros, os professores de história deverão fazer a indicação de que há visitas importantes para fazer fora daquela localidade, mais precisamente no nosso concelho.”

O Museu Martim Gonçalves de Macedo poderá vir igualmente a ser referenciado no Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota e foi recentemente candidatado a Património Cultural.

“Estamos a candidatá-lo a património Cultural, uma candidatura que abriu e vai fechar já este mês, e, portanto, estamos a trabalhar no sentido de haver uma maior visibilidade daquilo que pode ser o Martim Gonçalves de Macedo, o acantonamento que as tropas de D. João I fizeram aqui junto a Castelãos e também poder ser um Museu de nível Nacional e referenciado nacionalmente.”

O Museu Martim Gonçalves de Macedo é dedicado ao herói da Batalha de Aljubarrota natural de Macedo de Cavaleiros e vai passar agora a incorporar os elementos de referências das visitas ao Mosteiro da Batalha.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário