quarta-feira, 2 de março de 2016

Programa de workshops para preservar o saber-fazer tradicional

Decorreu no Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira mais um Workshop destinado a reavivar entre a comunidade local algumas das tradições rurais relacionadas com o saber-fazer.

Workshop “Aprenda a Fazer Meias com Cinco Agulhas”

Desta vez o tema foi a meia, ou mais precisamente a arte de confeccionar uma meia de lã com cinco agulhas. Entre o grupo de participantes, que contou com cerca de duas dezenas de pessoas, destaca-se a colaboração de algumas senhoras septuagenárias que ensinaram a forma tradicional de confeccionar uma confortável e quente meia de lã, tal como era produzida há muitas décadas atrás.

“Aprenda a Fazer Meias com Cinco Agulhas” , assim se designou este workshop, foi uma oportunidade para quem se quer iniciar na arte tradicional de tricotar meias, constituindo mais uma actividade de fim-de-semana do Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira, no concelho de Carrazeda de Ansiães.

Esta unidade museológica, que trabalha e promove acções com vista à recolha e preservação do património imaterial,  realiza de forma regular um conjunto de actividades inscritas num programa que pretende relacionar o museu com a comunidade, tendo como objectivo central a divulgação e preservação do saber-fazer tradicional da região transmontana. 

Para além desta iniciativa, o Museu da Memória Rural já realizou outros workshops destinados a ensinar as técnicas tradicionais relacionadas com o fabrico de queijo ou com o fabrico artesanal de sabonetes de azeite.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário