Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 31 de março de 2016

Unidade de Ortopedia de Macedo continua a receber médicos estrangeiros em formação

A Unidade de Ortopedia de Macedo de Cavaleiros continua a receber médicos estrangeiros que vêm aprender as técnicas usadas no hospital transmontano.
Depois de croatas, brasileiros e sérvios, ontem foram dois profissionais bósnios que assistiram a duas cirurgias de colocação de uma prótese no joelho, para tratar a artrose.

Paulo Montanha, cirurgião da equipa, explica em que consiste.

“É uma cirurgia que faz parte do tratamento da artrose no joelho. É a última linha no tratamento a esta doença.

Em linguagem simples, é substituir a zona lesada da articulação por umas peças metálicas e de polietileno. Fazemos esta operação aqui em Macedo já há muito tempo. Temos uma parceira com um empresa, e o nosso número já nos permite ter alguma experiência na artroplastia. Daí a vinda de médicos bósnios. É a quarto ou quinto intercâmbio que temos deste género, com profissionais que são experientes, mas que não têm o nosso à-vontade a trabalhar, especificamente, com tipo de próteses.”

Parcerias que não vão ficar por aqui.

“O balanço é bom. É sempre bom aprender com pessoas que trabalham na medicina de forma diferente.

Provavelmente dentro de dois meses vem cá outro grupo.”

Tarik Kapidzic é um dos médicos que veio da Bósnia, que revela não levar só conhecimentos cirúrgicos da região.

Tarik Kapidzic (TK) – Aqui em Portugal é tudo muito bom. Os nossos colegas ajudam-nos, de coração. Temos aprendido e trocado experiências. E, claro, a comida e o vinho desta região são maravilhosos.

A revisão técnica é diferente. A companhia com que nós trabalhamos proporciona a troca de instrumentação, e há técnicas diferentes para proceder à operação.

Onda Livre – Agora vai aplicar estas técnicas no seu país?

TK – Sim, vamos replicar a operação, com a nova instrumentação.

No último ano e meio, foram realizadas na Unidade de Macedo de Cavaleiros mais de 260 atroplastias do joelho, operações realizadas sobretudo nos mais idosos.

De relembrar que este serviço tem o grau máximo de excelência clínica, e é um dos hospitais a nível europeu com mais experiência neste tipo de cirurgia.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário