quarta-feira, 20 de abril de 2016

A 30ª Feira de Artesanato e a Feira das Cantarinhas 2016 voltam a encher Bragança de tradição de 27 de abril a 3 de maio



O evento que se realiza entre os dias 1 a 3 de Maio, é considerada a maior feira da cidade e do concelho e quer continuar a ser um motivo de atracção de visitantes e de dinamização económica.
Já a feira de artesanato, que acontece entre 27 de Abril e 1 de Maio, e que vai na 30ª edição, será realizada no centro da cidade, tal como acontece desde 2014, altura em que regressou a esta zona. 
Uma decisão, que de acordo com Vítor Carvalho, presidente da Associação Comercial, Indústria e Serviços de Bragança, que organiza o certame em conjunto com a autarquia, tem contribuído para dinamizar a zona história e o comércio tradicional. “Nota-se uma diferença para melhor, porque há mais envolvimento das pessoas e dos próprios comerciantes. Ela saiu do centro, mas claro que o facto de ter havido esta abertura ou esta visão veio melhorar bastante até o dinamismo da própria cidade”, diz o responsável. 
As duas feiras vão envolver cerca de 500 expositores, sendo que 68 dos stands serão destinados à feira de artesanato, que tem no centro a peça de olaria que dá nome à feira e que o município quer valorizar. 
De acordo com Hernâni Dias, o presidente da autarquia, uma forma de o fazer será através do lançamento de um livro infantil sobre as cantarinhas típicas do concelho. “Estamos neste momento a produzir um pequeno livro infantil, precisamente alusivo à temática das cantarinhas. É um livro ilustrado, que pretende sensibilizar e apelar também à preservação, hoje como sabemos, isto é, uma actividade artesanal, que em bom rigor muita pouca gente quer dedicar-se a ela, é uma forma de percebermos que se calhar há futuro nessa actividade e talvez pudesse até gerar empregos no nosso território”, refere. 
A feira das cantarinhas representa um investimento de cerca de 30 mil euros por parte do município e da ACISB. 
Para além da exposição e venda de produtos, serão vários os dias de animação musical e as actividades lúdicas e recreativas para os mais novos, com destaque para um acampamento perto da feira de artesanato, dinamizado pelo Agrupamento de Escuteiros. Um programa que começa já na próxima quarta-feira. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário