Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Feira Medieval de Torre de Moncorvo regressa de 8 a 10 de Abril

De 8 a 10 de Abril Torre de Moncorvo recria uma parte da sua história com mais uma edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo. Esta iniciativa surge da variedade de acontecimentos históricos decorridos na Idade Média em Torre de Moncorvo.
A figura central da Feira Medieval é o Rei D. Dinis e o tema desta edição “D. Dinis, Poeta e Trovador”, sendo as várias teatralizações sobre as cantigas de amigo, amor e escárnio e maldizer escritas pelo monarca. A cultura foi um dos seus interesses pessoais. D. Dinis não só apreciava literatura, como, foi ele próprio, um poeta notabilíssimo e um dos maiores e mais fecundos trovadores do seu tempo.

D. Dinis foi também importante porque deu continuidade a medidas importantes para afirmação da autoridade do rei, com a construção de castelos, o incentivo ao povoamento e à exploração económica de algumas regiões, tendo sempre durante o seu reinado uma atenção especial para com o concelho de Torre de Moncorvo.

Com o pano de fundo o centro histórico da vila, a Feira Medieval de Torre de Moncorvo é já um marco entre as várias feiras medievais que se realizam no país, englobando nove espaços de animação e milhares de figurantes trajados a rigor. 

"Convidamos a população em geral e as pessoas que nos visitam a participar neste iniciativa, deixando-se levar pelo ambiente vivido dentro das portas desta vila medieval e entrando em plena idade média, fazendo compras nos mercadores e artesãos existentes, usufruindo das tabernas e locais de repasto e assistindo às várias recriações históricas das quais destacamos o assalto ao castelo, os cortejos de chegada e partida do Rei D. Dinis, as oficinas do velho ofício, as concessões régias aos moradores de Moncorvo, o treino dos cavaleiros, a audiência geral dos povos e os vários acampamentos existentes", refere uma nota de imprensa da autarquia.

Destaque também para a animação de rua com mendigos, ciganas, magos, bobos da corte, malabaristas e cuspidores de fogo. Decorrerão também rixas entre grupos rivais, haverá saltimbancos e menestréis, trovas, folguedos, demonstração de armas e músicas e danças medievais.

De grande importância económica e turística para o concelho além do incremento da economia local o evento trás a Torre de Moncorvo muitos visitantes.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário