quinta-feira, 7 de abril de 2016

Muro de suporte de terras em Bragança ameaça ceder

Um muro de suporte de terras, no beco da rua Abel Salazar, na Urbanização da Misericórdia, em Bragança, encontra-se em risco de desmoronamento.
Depois de ter cedido logo após a construção, durante o último Inverno deslizou mais alguns centímetros.
De acordo com o testemunho de uma moradora naquele bairro, o muro que suporta um terreno em declive, onde existe uma habitação, sempre revelou problemas estruturais.
Maria da Assunção Outeiro conta que situação se foi agravando ao longo do tempo, tendo a parede atingido um desvio de cerca de 15 centímetros.
A moradora explica que “logo após a construção começou a ceder”. “O muro de suporte de terras vai cedendo, até porque as raízes das árvores todas no quintal com as chuvas aumentam e forçam o muro”, constata a vizinha. Após a construção do muro de divisória de quintais, em 2014, “o de baixo começou a ceder mais, porque não suporta o peso. 
De 2015 para 2016 é que se nota um desvio grande, quando vier outro Inverno pode haver um desmoronamento”, teme Maria da Assunção Outeiro. 
A moradora daquela zona explica que o problema estará na largura do muro construído para conter as terras do quintal do vizinho. O muro de contenção de terras, com uma altura de mais de 3 metros, situa-se nas proximidades do Centro Infantil São João de Deus, da Santa Casa da Misericórdia de Bragança. 
Apesar de ser um beco, a via acaba por ter bastante movimento, “nas deslocações de pais que levam as crianças e também de funcionários da instituição de ensino, que usam o espaço para estacionar”. 
Maria da Assunção Outeiro que apresentou já dois requerimentos na câmara municipal de Bragança, a pedir a vistoria daquela obra, o último dos quais deu entrada na autarquia em Janeiro e até agora a situação mantém-se inalterada. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário