As investigações acerca da operação de corrupção brasileira Lava Jato identificaram transferências que terão sido feitas para uma conta associada às obras da barragem do Baixo Sabor.
De acordo com o jornal brasileiro O Globo, a partir da conta apelidada de “Paulistinha”, que seria usada para pagamentos de subornos, realizaram-se seis transferências, no valor de 750 mil euros, que estarão relacionados com a barragem do Baixo Sabor, construída no concelho de Torre de Moncorvo.
Dessa conta saiu para Portugal, entre 25 de Março e 9 de Abril de 2015, um valor total de 4,5 milhões de euros. O nome da barragem do Baixo Sabor surge nos documentos apreendidos junto da construtora brasileira Odebrecht, mais concretamente no plano de pagamentos da funcionária que, segundo a investigação da operação Lava Jactos, centralizava os pagamentos de “luvas”.
A Odebrecht Portugal integrou o consórcio que venceu a construção da barragem do Baixo Sabor e do qual fazia parte também o grupo Lena. O acordo para a construção da barragem foi assinado em 2008, pelo então Primeiro-Ministro, José Sócrates e por Manuel Pinho, ministro da Economia à altura. O empreendimento acabou por custar cerca de 680 milhões de euros.
Informação CIR (Rádio Brigantia)

Sem comentários:
Enviar um comentário