segunda-feira, 4 de abril de 2016

Orquestra Energia promove integração social em Mirandela

A Orquestra Energia apresentou ontem em Mirandela um novo espectáculo. O projecto implementado em 2010 pela Fundação EDP e que reúne cerca de 150 jovens músicos de Mirandela, Murça e Amarante, pretende promover a inclusão social através da música.
Para muitas destas crianças a entrada na orquestra traduziu-se em grandes mudanças.
“Não tinha intenção de estudar música, antes de entrar para a orquestra. Convidaram-me a entrar, aceitei e tenho gostado. Entretanto passei a estudar na Esproarte”, diz Ivan Fernandes, de 15 anos. 
Paula Oliveira, do serviço educativo da Casa da Música, que agora coordena o projecto do ponto de vista artístico, explica que as orquestra energias pretende dar a oportunidade de aprender música, a crianças que não o poderiam fazer de outra forma. 
“O projecto é promovido pela Fundação EDP que fez um convite à Casa da Música para assumir a direcção artística e pedagógica, que assumimos em Setembro de 2015. 
A orquestra promove a inclusão social através da música. A ideia é dar oportunidade a quem não teria possibilidade financeira e em outros aspectos de ter acesso à música”, salienta. 
De acordo com a coordenadora o projecto Orquestra Energia da Fundação EDP, Sandra Santos, o programa de integração musical tem já dado provas de ter contribuído com melhorias na vida dos seus membros. “Nestes anos, já podemos confirmar através de um relatório de impacto social deste projecto, que todos os alunos melhoraram as notas na escola, a sua autoestima, a relação com os seus educadores”, assegura. 
O projecto Orquestra Energia, anteriormente designada Orquestra Geração, continuará com um estágio em Amarante em Julho e mais tarde um concerto na Casa da Música. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário