Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Prevenção e alerta contra a Vespa do Castanheiro

O Ministério da Agricultura em colaboração com a Associação Portuguesa da Castanha (RefCast) estão a alertar os agricultores para o perigo da existência da Vespa das Galhas do Castanheiro.
Caso observe sintomas desta praga, aconselha-se a comunicação, sem demora, aos Serviços Regionais de Agricultura mais próximos (Zona Agrária) ou, no caso do município de Moimenta da Beira o Gabinete Florestal da autarquia pelo e-mail gflorestal@cm-moimenta.pt ou pelo telefone 935 520 111.

A Vespa do Castanheiro é um inseto minúsculo, originário da China, que ataca as plantas do género da Castanea, causando a formação de galhas nos gomos e nas folhas, provocando assim a diminuição do crescimento dos ramos e impedindo a frutificação, podendo conduzir ao declínio e morte dos castanheiros.

O inseto foi detetado na Europa (Itália) em 2002 e daí para cá já se expandiu a outros países, sendo os mais recentes a Espanha (Catalunha) e Portugal (Entre Douro e Minho) em 2014.

É atualmente considerada uma das pragas mais prejudiciais aos castanheiros em todo o mundo, e na Europa pode constituir uma séria ameaça à sustentabilidade de soutos, pomares e castinçais.

O seu contributo é importante!

Sem comentários:

Enviar um comentário