A intervenção de restauro do Cadeiral da Sé de Miranda do Douro está nomeada para os Prémios APOM 2016, na categoria Prémio de Intervenção de Conservação e Restauro. Os galardões vão ser entregues no próximo dia 3 de junho.
O restauro do Cadeiral da Sé de Miranda do Douro decorreu entre finais de 2014 e início de 2015, sendo uma intervenção incluída no projeto mais amplo de requalificação da Sé de Miranda do Douro.
Recorde-se que o restauro do Cadeiral implicou que o mesmo fosse integralmente desmontado e levado para tratamento em atelier, por parte da empresa Detalhe, com sede em Lisboa, sendo apenas alguns dos elementos tratados no próprio local.
Tal facto ficou a dever-se, por um lado, ao estado de degradação do mesmo, e por outro, à necessidade de acesso a meios de tratamento auxiliares, condições e equipamentos necessários para o tratamento de material desta natureza.
A intervenção, realizada no âmbito do projeto Rota das Catedrais no Norte de Portugal, foi coordenada pela Direção Regional de Cultura do Norte, contando com o apoio do Município de Miranda do Douro e da Diocese de Bragança-Miranda.
Sobre os Prémios APOM
A Associação Portuguesa de Museologia, também conhecida como APOM, tem por principal finalidade agrupar os profissionais de museologia ou instituições equiparadas a museus segundo os critérios estabelecidos pelo ICOM, no seu Estatuto.
Tem ainda como objetivos promover o conhecimento da Museologia e dos domínios científicos e técnicos que a informam, nomeadamente através de reuniões e visitas de estudo, conferências, exposições e publicações e realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas.
Todos os anos a APOM atribui Prémios com o objetivo de incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos Museólogos portugueses e o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia.
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário