As bibliotecas escolares de Bragança têm uma qualidade superior, quando comparadas com outras do país. A constatação é da coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares.
Manuela Silva visitou as bibliotecas dos três agrupamentos da cidade, a propósito do II Encontro da Rede de Bibliotecas de Bragança, que terminou no passado sábado.
No final da visita, mostrou-se encantada com aquilo que viu.
“Às vezes, verificamos que há uma biblioteca ou outra que sobressai mas, aqui, toda a rede concelhia de Bragança apresenta um nível de trabalho e uma qualidade incríveis”, referiu Manuela Silva.
Durante o encontro que reuniu mais de cem professores, investigadores, bibliotecários e outros profissionais ligados às bibliotecas foram debatidos vários temas relacionados com metodologias de ensino, os media ou as tecnologias de comunicação. Uma das convidadas foi Sara Pereira, investigadora da Universidade do Minho na área da educação para os media.
A professora destacou a importância das bibliotecas na educação das crianças e jovens. “Como a biblioteca não está tão restringida por questões de cumprimento de programas ou de classificações, acaba por ser um espaço muito mais interessante de desenvolvimento de um conjunto competências que, se não fosse a biblioteca escolar, a criança ou o jovem não conseguiria desenvolver no seu percurso escolar, desde muito cedo até ao ensino secundário”, observou a investigadora.
Estar numa biblioteca, hoje em dia, pode já não ser sinónimo de folhear um livro. Rosário Caldeira, coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares frisa, que, actualmente, as bibliotecas têm também a missão de educar os jovens para um bom uso das ferramentas digitais. “O analógico continua a conviver com o digital, mas temos que ter a noção que não há paredes nas bibliotecas, porque nos levam para todo o mundo”, constatou a responsável.
O cyberbullying foi outro dos temas abordados no Encontro.
A iniciativa foi organizada pelo Município e Rede de Bibliotecas de Bragança e a Rede de Bibliotecas Escolares e contou com a acreditação do Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário