Mais de cem professores, investigadores, bibliotecários e outros profissionais ligados às bibliotecas estão reunidos hoje e amanhã em Bragança, no II Encontro da Rede de Bibliotecas de Bragança.
De acordo com a coordenadora interconcelhia de Bragança da Rede de Bibliotecas Escolares, Rosário Caldeira, um dos objectivos deste encontro é debater novas formas de ensino e ajudar os alunos a tornarem-se digitalmente competentes. “Trazer mais valias aos professores da região, aos professores bibliotecários e a todos os professores em geral, para novas práticas no ensino, para uma forma diferente de aprender e de ensinar. Digamos, que constitui um momento de reflexão, de debate de estudiosos sobre a leitura, sobre a literacia e o mundo digital, que é um mundo dos nossos alunos, mas que têm de aprender a viver nele, porque eles são tecnologicamente competentes , mas não são digitalmente competentes . Portanto, ler o mundo, digamos que é, o mote deste encontro", referiu a responsável.
A professora acrescentou ainda que "é muito importante dotar os alunos das competências necessárias para que eles possam efectivamente ler o mundo e virem a ser melhores pessoas e melhores profissionais”. Rosário Caldeira considera que a biblioteca escolar desempenha um papel fundamental para a formação dos alunos. No auditório Paulo Quintela, não serão debatidos apenas os livros.
São vários os temas que são complementares à leitura.“Vão estar presentes especialistas em várias áreas, desde o cinema, à leitura, à literatura ou às ferramentas digitais, porque nós hoje não podemos associar só a leitura apenas ao livro.
Vivemos um momento híbrido, em que o analógico vive par a par com o digital, e não é fácil", constata a professora, que destaca ainda o papel inclusivo da biblioteca escolar. "Há alunos que chegam a casa e não têm as ferramentas que outros têm. Cabe à biblioteca escolar promover a igualdade", frisou.
Entre hoje e amanhã, mais de cem professores, investigadores, bibliotecários e outros profissionais ligados às bibliotecas estão reunidos, em Bragança.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário