A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo assinalou o fenómeno astronómico e pagão que marca o início do Verão com o Festival do Solstício, que teve lugar nos dias 18 e 19 de Junho.
Com um conceito bastante diferente do habitual, o festival, levou ao Jardim Dr. Horácio de Sousa e ao Jardim do Museu do Ferro e da Região de Moncorvo várias famílias, adultos e crianças. Destaque para as atividades educativas como oficinas de ciência e arte, astronomia, contador de histórias, visitas orientadas, performances e também para as atividades lúdicas como animação de rua, animação infantil, yoga, marionetas, concertos e dj’s.
Na observação astronómica, promovida pelo Planetário do Porto, os visitantes puderam ficar a conhecer melhor o universo e observar o sistema solar através de telescópio. Nas oficinas científicas, através de experiências simples mas admiráveis, foi despertado o interesse e a curiosidade dos mais novos.
Nas oficinas de arte as crianças foram estimuladas através da observação de uma obra de arte, da audição de uma história inspirada na obra, da dramatização, da música e da criação de arte.
De salientar ainda o espetáculo visual, sonoro e mímico sobre o solstício apresentado pelo Grupo Alma de Ferro Teatro e os concertos da Escola Municipal Sabor Artes, dos Namari e a atuação do Dj Fernando Alvim.
A iniciativa, inserida no mês do Ambiente e da Ciência, pretende celebrar o fenómeno astronómico e pagão que marca e celebra o início do Verão.
Nota de Imprensa -Luciana Raimundo
Sem comentários:
Enviar um comentário