Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Projecto espanhol de exploração de urânio, próximo de Freixo de Espada à Cinta, preocupa Partido Ecologista "Os Verdes"

O Partido Ecologista os Verdes está preocupado com o projecto de exploração de urânio previsto para a localidade de espanhola Retortillo-Santidad, Salamanca, a 50 quilómetros da fronteira portuguesa.
O empreendimento, que recebeu o licenciamento prévio pelo governo espanhol, está projectado para uma área que integra a bacia hidrográfica do rio Douro, e apresenta riscos muito elevados para os municípios de Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança e de Almeida, no distrito da Guarda.

Os Verdes estão preocupados com os expectáveis impactos que poderão advir para os lençóis freáticos e a contaminação das águas superficiais com materiais radioactivos e com químicos, como frisa Miguel Martins. “ Uma exploração de urânio é uma actividade de elevado risco e tem, como é um obvio um forte impacto ambiental e também na saúde publica, que perdura por demasiados anos. Há também uma grande preocupação com os recursos aquícolas”, frisou o porta-voz do partido ecologista.

O partido questionou o governo, em finais de 2015, sobre se tinha informações acerca deste projecto. Na altura em resposta os responsáveis do ministério do ambiente afirmaram que a informação era escassa. Agora, passados 6 meses, os verdes consideraram que era altura de repetir as questões. Miguel Martins adiantou ainda que já foi enviada uma queixa contra este projecto à União Europeia por uma organização ambientalista espanhola, documento que "Os Verdes" também subscreveram. Contactada pela Brigantia, a autarca de Freixo de Espada à Cinta remeteu para mais tarde esclarecimentos sobre este assunto. 

Olga Telo Cordeiro
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário