No dia 23 de junho vai ser apresentado oficialmente o projeto Life Rupis. O evento, que pretende dar a conhecer os seus objetivos e as mais-valias que trará para os concelhos envolvidos, decorrerá a partir das 17:00 horas no Salão do Posto de Turismo de Barca d’Alva.
Para esta sessão está prevista uma intervenção da Secretária de Estado do Ordenamento do Território de Portugal, que se deverá pronunciar sobre um projeto que decorre em território português e espanhol, mais concretamente nas áreas protegidas do Douro Internacional e Vale do Rio Águeda e dos Arribes del Duero.
O projeto pretende implementar ações que visam reforçar as populações de britango e águia-perdigueira nesta região, através da redução da sua mortalidade e do aumento do seu sucesso reprodutor. O abutre-preto e o milhafre-real são espécies que também irão beneficiar das ações do projeto.
O Life Rupis é cofinanciado pela União Europeia através do programa LIFE, que teve início em 2015 e decorrerá até 2019.
De acordo com Domingos Leitão, Coordenador do projecto, “o Life Rupis será um marco na conservação da natureza no Douro Internacional, pelos resultados que se esperam obter para as populações de britango e águia-perdigueira. Mas será também um catalisador de atividades económicas sustentáveis, com base nos produtos locais e nos serviços associados à visitação.”
O projeto reúne 9 parceiros, 2 espanhóis, um internacional e 6 portugueses, como são os casos da Junta de Castela e Leão e a Fundação de Património Natural, a VCF - Fundação para a Conservação dos Abutres, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, a ATN - Associação Transumância e Natureza, a Palomba- Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural r, a EDP Distribuição e a Guarda Nacional República.
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário