Representantes do Ayuntamiento de Zamora vieram até Bragança para apresentar o programa de uma das principais festividades da cidade da vizinha Espanha, o São Pedro, que para além da uma festa tem também associadas feiras, que decorrem entre 22 e 29 de Junho.
Foi precisamente com a feira de gado, que este ano é retomada, que teve origem esta celebração em Zamora, há mais de 40 anos. A conselheira de cultura e educação do Ayuntamiento de Zamora, María Eugenia Cabezas, salientou que o programa das Feiras e Festas de São Pedro foi definido com a intenção “de ser muito variado e que com actividades para todos os gostos e para todas as idades”. a começar por um parque infantil para que os pais possam levar mais novos, haverá ainda concertos gratuitos, actividades de música de rua, um festival de bandas zamoranas e um festival de Flamenco.
Desfile de gigantones e cabeçudos, um festival de teatro de rua, “desfiles de peñas” são outros dos ingredientes da festa, onde não faltarão as tapas e bebidas “a preços convidativos”.
María Eugenia Cabezas explica que este ano as festas foram também apresentadas em Portugal porque “é uma forma de retomar a relação que existe com Portugal e que tem estado mais esquecida”. Os espanhóis querem atrair os portugueses para o São Pedro que começa já amanhã, em Zamora.
Olga Telo Cordeiro
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário