O presidente do Município de Mirandela, António Branco, garante que a autarquia tem todo o interesse em adquirir o edifício da antiga estação e recuperá-lo.
O estado de degradação em que o imóvel se encontra actualmente motivou a colocação de uma faixa por populares onde se pode ler “não me deixem cair” e levou a deputada socialista eleita pelo distrito de Bragança, Júlia Rodrigues , a questionar o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas sobre a propriedade do edifício.
Já o autarca refere que o Município tem todo o interesse em reabilitar a antiga estação. Mas para isso é necessário que a CP e a REFER, que actualmente se uniram na Infraestruturas de Portugal, se decidam quanto à propriedade do edifício.
“A estação de Mirandela tem um imbróglio há longos anos que surgiu na altura em que o metro foi criado e quando houve entre a CP e a REFER. A propriedade do edifício nunca ficou clarificada.
Entretanto, nos últimos anos, tenho vindo a negociar com as entidades da tutela, no sentido de encontrar uma solução porque a estação está a degradar-se. A solução era as duas entidades resolverem a questão que têm entre elas e nós assumíamos a aquisição do edifício para o salvaguardar”, referiu o autarca.
António Branco lamenta que ainda nada tenha sido feito para definir a propriedade do edifício e travar o estado de crescente degradação.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Mirandela até contempla a reabilitação da antiga estação, por isso, o autarca considera urgente encontrar uma solução, sob pena de perder esta oportunidade.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário