sexta-feira, 1 de julho de 2016

Jorge Gomes frisa que "a principal preocupação é a segurança dos operacionais" durante a fase crítica de combate a incêndios que começa hoje

Cerca de 10 mil operacionais estão, a partir de hoje e até 30 de Setembro, em prontidão permanente para combater incêndios florestais, ou seja durante o período da fase Charlie, que é considerado a época crítica de incêndios.
É com a sua ajuda que o Governo deseja reduzir a área ardida neste verão, embora a prioridade absoluta seja segurança dos elementos no terreno para que se acabe o ano sem vítimas a lamentar. “A primeira grande preocupação que temos é a segurança de todos os operacionais”, frisou o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Jorge Gomes fica também a contar com o bom comportamento dos cidadãos, que considera extremamente importante. “Do nosso comportamento o termos um bom ano ou não e, daí o meu apelo aos cidadãos para que não tenha, comportamentos de risco e alertem as autoridades quando detectarem esse tipo de comportamento ou algo que entendam que pode ser o principio de um incêndio”, acrescentou Jorge Gomes.

Neste arranque da Fase Charlie do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, estão envolvidos cerca de 10 mil bombeiros e militares da GNR, que terão o apoio de mais de duas mil viaturas e 47 meios aéreos.

No ano passado, a Autoridade Nacional de Proteção Civil registou 15.500 ocorrências de fogo, que reduziram a cinzas uma área de quase 61 mil hectares em todo o país. 

Escrito por Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário