Os nove municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes instalaram dispositivos de monitorização do índice de radiação ultravioleta em tempo real. Em cada concelho, há um destes aparelhos que está já em funcionamento.
O projecto é composto por um painel informativo sobre a interpretação do índice de radiação ultravioleta, que se divide em cinco cores que representam o nível de segurança da exposição solar.
Para o presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Américo Pereira o investimento justifica-se com a necessidade de tornar disponível informação acerca da radiação solar.
“É um projecto financiado pela CIM e de montante pequeno de cerca de 100 mil euros e que permite que cada concelho coloque um aparelho, junto dos quais as pessoas podem aferir o estado no momento no que diz respeito à radiação solar, para que possam tomar decisões sobre a exposição ao sol e que tipo de protector usar”, salienta Américo Pereira.
O também autarca de Vinhais considera que devido ao aumento substancial do número de casos de pessoas com cancro da pele, existe a necessidade de prevenir e sensibilizar os cidadãos dos riscos da exposição solar.
Nove painéis informativos, um em cada município, indicam o índice de radiação ultravioleta.
Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário