Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

"Lombada" - Festival de Música e Tradiçao abriu a Feira de Artesanato e de Produtos da Terra numa mostra dos produtos locais da aldeia transmontana

A música tradicional tocada pela gaita de foles deu o mote para a 18ª edição do “Lombada- Festival de Música e Tradição”, que terminou ontem na aldeia de Palácios, no concelho de Bragança. Esta zona raiana está habituada a receber a visita de espanhóis e alguns também participam no festival mas, desta vez, inesperadamente, houve o contributo de sons do outro lado do Atlântico.
A cantora Lyra e a sua banda protagonizaram um concerto de musica folk alternativa, ontem na igreja da aldeia, em substituição do Conservatório  de Música de Bragança, que não pode comparecer. Lyra está pela primeira vez em Portugal, devido ao Festival Folk Celta, que decorreu em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo e onde a cantora actuou na passada sexta-feira. Actuar em Palácios não fazia parte dos planos mas a cantora e o músico Leo Protti confessam que foi uma surpresa agradável. “Estávamos em Ponte da Barca quando surgiu esta oportunidade, convidaram-nos, aceitamos e estamos  a adorar. Eu sou da área rural da minha cidade e  sempre tive vontade de conhecer o lado rural da Europa. As pessoas também são muito simpáticas", reeferiu Lyra.

“Gostamos da natureza, das montanhas, gostamos muito do lador rural do planeta. ..Preferimos muito mais o campo e a montanha do que a praia, por isso, sentimo-nos em casa”, acrescentou Leo Protti. 

O grupo oriundo da cidade de Amparo, no interior do Estado de S. Paulo têm já outro concerto agendado para o nordeste transmontano, mais concretamente no festival FARPA, que decorre em Pombal de Ansiães, no concelho de Carrazeda de Ansiães, de 6 a 9 de Agosto.

E no da Lombada, em Palácios também houve sons vindos de Espanha. Ramón Narciso tem 76 anos, é natural de Nuez de Aliste e sempre que pode vem a Palácios e à aldeia vizinha de S. Julião, não só para tocar gaita de foles,mas, essencialmente, para rever amigos que fez deste lado da fronteira. “ Gosto de vir e conviver com estas pessoas. Há muitos anos que toco gaita de foles. Comecei aos nove anos e ainda não perdi o vício…(risos). Em S.Julião, onde tenho amigos, já passei muitas noites a tocar de adega em adega… São amizades que já vêm do tempo dos meus avós”,   contou. 

E em Palácios tem aumentado o número de tocadores de gaitas de foles. Um dos novos tocadores é João Tomé que tem 24 anos e há 12 que se rendeu aos encantos deste instrumento musical. “Comecei a tocar também por existir este festival há muitos anos na aldeia. Ouvia, tinha amigos que gostavam e o meu pai também gostava e incentivou-me a tocar. É um instrumento diferente mas que tem um som muito bom, gosto bastante”, contou. 

O Festival “Lombada” é organizado há 18 anos pela Associação Cultural e Ambiental de Palácios, contando com o apoio da União de Freguesias de S. Julião de  Palácios e Deilão e o Município de Bragança.

Além da música, durante três dias foram também recriadas tradições como o fabrico de pão no forno a lenha, a segada ou a malha.

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes


Sem comentários:

Enviar um comentário