segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros recebe duas novas exposições

São testemunhos de fé, símbolos de devoção e de esperança. Chamam-se “Ex-votos” às oferendas dadas pelo fiel ao santo de devoção, como sinal de agradecimento ou renovação de promessa. Muitos assumem uma expressão artística, a apreciar por todos, e que o Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros congrega, em agosto, em duas exposições: “Imagens de Fé” da Diocese de Portalegre-Castelo Branco e os Ex-Votos do Santo Ambrósio.
“Imagens de Fé” surgem do trabalho de proteção e divulgação do património da Diocese de Portalegre-Castelo Branco. O Presidente da Comissão de Bens Culturais da Igreja da Diocese, Pe. Francisco Valente, destaca a importância deste património e das telas que compõem a exposição, por serem a “expressão, não só de experiências religiosas, como da vivência de uma época, a sua inserção cronológica no tempo e no espaço, permitindo traçar não só uma geografia da própria fé, como do quotidiano e da vida das pessoas”.

Congregando pinturas de um tempo cronológico entre o séc. XVIII e meados do séc. XX, “Imagens de Fé” congrega 4 núcleos: Muitos padecimentos – “são as doenças o motivo maior porque as pessoas recorrem ao transcendente para encontrar respostas”; Feridos na Terra – “retratando o mundo do trabalho”; Perigos em Mar – “narrativas de acontecimentos com o auxílio divino nas diferentes travessias, no mar ou nos rios, e que encontraram resposta”; Animais – “pela importância que os mesmos assumiam, não só para sustento, como pela enorme ajuda no trabalho do campo”.

Esta exposição começa em Macedo de Cavaleiros uma itinerância pelo país e Espanha. O início por esta cidade dá-se “pelas afinidades da região transmontana com o Alentejo e as Beiras, não só ao nível da geografia e da própria paisagem em certos aspetos, como pelas experiências humanas que encontram muitas semelhanças”, justificou o clérigo.

O Vereador da Câmara Municipal, Rui Costa, classificou como um “privilégio” o acolhimento da exposição “Imagens de Fé”. “Recebemos a sugestão pelo Museu da Presidência, que aceitamos, e que aproveitamos para associar um pouco do património que temos no nosso concelho, que é tanto”, explicou. 

O Santo Ambrósio, maior romaria de verão no concelho, é detentor de uma variada coleção de Ex-Votos. “Tivemos a oportunidade de tirar daqueles baús todas estas ofertas que são feitas, representadas em peças de ourivesaria, vestuário ou cera. São uma demonstração de fé e que poderá suscitar alguma identificação em muitos dos nossos visitantes.”

A romaria do Santo Ambrósio decorre no penúltimo fim-de-semana de agosto e os visitantes de Macedo de Cavaleiros têm um novo motivo de visita no Museu de Arte Sacra.

As duas exposições abriram ao público na última sexta-feira, com a presença, entre outros, do Presidente da Câmara Municipal, do Diretor do Museu da Presidência, da Diretora do Museu Abade de Baçal, do Presidente da Comissão de Bens Culturais da Igreja da Diocese de Portalegre-Castelo Branco e do Pároco da Unidade Pastoral de Santo Ambrósio.

Nota de Imprensa C.M. Macedo de Cavaleiros


Sem comentários:

Enviar um comentário