Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Primeiro clone do Freixo d’ Duarte de Armas será entregue à Presidência da República

O Freixo de Duarte d'Armas plantado em Freixo de Espada à Cinta "deu à luz " os seus primeiros cinco clones, dos quais o exemplar “número um” será entregue à Presidência da República, indicou hoje fonte do município.
A presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas, disse que o primeiro clone do Freixo d´Armas será oferecido à Presidência da República, para ser plantado nos jardins do Palácio de Belém.
"Tive ocasião de referir ao senhor Presidente da República, por questões de simbolismo, que o clone número um será formalmente oferecido à Presidência da República", indicou.
Segundo a autarca, o gesto foi de imediato aceite por Marcelo Rebelo de Sousa, que referiu que as portas dos jardins do Palácio de Belém estão abertas para receber o clone do Freixo de Duarte d´Armas.
"Vamos determinar, em consonância com a disponibilidade do senhor Presidente da República, a data em que esta oferta, de grande significado para a história e cultura de Freixo de Espada à Cinta, se irá concretizar", enfatizou a autarca.
Os clones são provenientes da "lendária" árvore que tem mais de 500 anos e que emprestou o nome à vila transmontana.
Segundo o investigador da UTAD Luís Martins, foram feitas mais de 900 tentativas nos últimos dois anos para assegurar os primeiros cinco clones do Freixo d' Duarte de Armas, já que clonagem foi feita através de raízes novas, que nasceram após o inicio do processo de recuperação do freixo.

Francisco Pinto
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário