Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Sambade com iluminação LED: substituição da iluminação pública traz ganhos ambientais e financeiros

A freguesia de Sambade é a primeira do concelho de Alfândega da Fé com iluminação LED. A iluminação pública foi toda substituída por este tipo de luminárias. Ao todo foram mudadas 469 lâmpadas convencionais, num investimento que ronda os 80 mil euros.
A adoção da tecnologia LED vai traduzir-se numa diminuição significativa da fatura energética, estimando-se uma redução de 61% na energia consumida e uma poupança financeira na ordem dos 4 mil euros anuais. As luminárias de tecnologia LED permitem também uma redução das emissões de dióxido de carbono com ganhos efetivos para a qualidade ambiental.

Sambade junta-se, assim, a mais duas freguesias do distrito de Bragança ao estar totalmente equipada com luminárias de tecnologia LED. Um projeto desenvolvido pela Câmara e Junta de Freguesia que contou com a parceria da EDP. Um investimento no caminho da sustentabilidade ambiental do concelho, que a autarquia espera vir a alargar a todo o território. 

Esta é mais uma medida que reflete as preocupações ambientais do Município de Alfândega da Fé. Recorde-se que em 2015 a Câmara Municipal deu início ao processo de reconversão da frota automóvel com a aquisição de três viaturas híbridas. Um ano antes a autarquia aderiu a “Mayors Adapt”, integrando o leque de autarquias europeias que se comprometeram com a adoção de medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas.

O “Mayors Adapt” é um programa comunitário que visa aumentar o apoio às instituições locais, criando uma a plataforma que permita um trabalho em rede, contribuindo para a sensibilização e consciencialização da população sobre a temática. Esta iniciativa nasce no âmbito do “Pacto dos Autarcas”, um programa que faz do poder local um aliado para o cumprimento de metas ambientais. É neste âmbito que o município está a desenvolver o seu plano de adaptação às alterações climáticas. 

A promoção da sustentabilidade não só a nível ambiental, como também económico e social é um dos princípios orientadores do Município de Alfândega da Fé, traduzido também na classificação como Município Eco XXI. 

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário