O município de Freixo de Espada à Cinta organizou na vila a primeira acção de sensibilização da produção e conservação de vinhos caseiros. O objectivo da iniciativa, que teve ontem início, é informar os participantes das técnicas e métodos mais adequados para este tipo de processo de produção vinícola.
No concelho, ainda há muitos produtores a transformar por sua conta parte das uvas colhidas, sendo que o restante produto é vendido para adegas e quintas.
De acordo com Abílio Morgado, da câmara municipal, pretende-se com a acção incentivar a produção de vinho e melhorar a qualidade quando é elaborado de forma mais artesanal.
“Esta acção veio no seguimento de dois concursos de vinhos caseiros que o município organizou. Os produtores chegaram à conclusão que precisavam de ser esclarecidos e obter mais conhecimentos. Pretende-se além de promover os vinhos locais, incentivar os agricultores do nosso concelho a produzir vinhos caseiros de qualidade e estimular a produção e o consumo do vinho”, refere o responsável envolvido na organização deste concurso, adiantando que alguns dos produtores vendem os seus vinhos caseiros para restaurantes.
Segundo a consultora vinícola Lisete Osório, que orienta a formação, a falta de higiene e a má qualidade de conservação são os principais problemas para que os produtores são alertados.
“Percebemos que há pouca utilização de sulfuroso e falta de higiene nas instalações. Vamos alertar os produtores para pequenos pormenores que poderão fazer a diferença na qualidade dos seus vinhos e na conservação. Vamos dar enfase a alguns cuidados a ter na preparação da vindima, no campo, na adega e na utilização de alguns equipamentos e conselho a ter a nível de vinificação de brancos e de tintos e vamos falar sobre trasfegas, arrolhamento, engarrafamento e conservação dos vinhos”, esclarece.
A acção de formação de 6 horas, que surgiu de um pedido dos participantes dos concursos de vinhos caseiros realizados pela autarquia, está a dotar cerca de 16 produtores de vinho caseiro de ferramentas para melhorar este produto.
Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário