A sede da Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança, em Macedo de Cavaleiros, sofreu na passada terça-feira uma inundação de águas residuais.
O compartimento afetado foi a cave, que servia para arrumação de material, e que agora está danificado, conta Margarida Pires, Presidente da Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança.
“A cave acaba por ser um armazém, tem 4 salas divididas e casas de banho, acabava por ser usada para arrumação de material que utilizamos em feiras e atividades que fazemos no exterior.
Entre o material estão também máquinas de glicémia capilar, consumíveis, calçado que disponibilizamos para as pessoas poderem adquirir a um preço bastante simbólico, e está tudo submerso.”
Uma associação que funciona sem fins lucrativos, que apela agora à solidariedade da população para ajudar a recuperar o prejuízo.
“Apelamos à solidariedade de quem nos ajude a dar uma solução à questão da associação. Nada é impossível mas agora estamos a passar um mau bocado.
Toda a ajuda é sempre bem-vinda, quer da população, quer das casas comerciais e instituições, inclusive da Câmara Municipal. Quem tem a diabetes tem de a controlar, quem não a tem, necessita de a prevenir, por isso, podemos vestir todos a camisola pois a associação é de todos.”
Duarte Moreno, autarca macedense e presidente da Proteção Civil Municipal diz que a situação está a ser analisada e mostra-se disponível para ajudar.
“Foi uma inundação, segundo me informaram, e aconteceu devido ao sistema de saneamento que terá ficado entupido e acabou por sair na parte mais funda da associação dos diabéticos.
Vamos analisar e depois vamos colocar à consideração da Câmara Municipal para averiguar o que se passa e, depois, podermos falar com certezas aquilo que realmente aconteceu.
Estamos sempre disponíveis para ajudar as associações, independentemente das situações que possam acontecer.”
A Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança é composta atualmente por 720 sócios de todo o distrito, que têm a sede à disposição para consultas de enfermagem e auxilio aos utentes da doença.
Escrito por ONDA LIVRE
Pode ajudar a associação através do NIB: 003504170002082993017
Sem comentários:
Enviar um comentário