Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 22 de outubro de 2016

Alexandrina Augusta Ferreira Sarmento de Lousada Pimentel Calaínho

Solar dos Calaínhos em Bragança
Nasceu em Bragança a 30 de Agosto de 1856; filha do general de cavalaria João Ferreira Sarmento de Lousada Pimentel Calaínho, morgado da casa dos Calaínhos, em Bragança, e de D. Alexandrina Augusta de Macedo Gouveia e Vasconcelos, dos morgados Pimentéis de Castelo Branco, concelho do Mogadouro. Faleceu em Algoso, em Dezembro de
1930.Ver tomo VI, pág. 702, destas Memórias.
Colaborou nas seguintes publicações: Jornal das Senhoras; A Palavra; Grito do Povo; O Comércio do Porto; Elegância e Bom Gosto, que dirigiu enquanto existiu (era apenso ao Petardo); Gazeta de Bragança e Legionário Trasmontano. Apresentou tese ao congresso operário do Porto sobre a «Aprendizagem dos menores», que foi publicada nas actas do mesmo; e outra num congresso de Braga sobre o «Poder social da mulher portugueza na actualidade». Foi secretária de uma Conferência de S. Vicente de Paulo durante dez anos e tesoureira do Dispensário da Rainha D.Maria Amélia enquanto a condessa de Samodães foi presidente. Também tem produções em verso.
Escreveu: Novena e Missa ao Divino Espírito Santo, por Alex. Sarmento. Porto, 1898, Tip. Ocidental. 16.° de 10 (inumeradas)-128 págs. e mais 2 de índice e 1 de erratas. Com as aprovações dos bispos do Porto, Lisboa, Braga e Bragança.

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário