Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Roadshow Mais para Todos chega a Bragança para sensibilizar e capacitar a comunidade local

Bragança é o próximo distrito a receber o Roadshow Mais para Todos, um projeto do Lidl que está a percorrer o país, de norte a sul, com o objetivo de sensibilizar, educar e formar as comunidades para as temáticas da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável, incentivando a integração de escolhas socialmente responsáveis no dia a dia de cada vez mais pessoas.
Entre os dias 2 e 4 de novembro, a população de Bragança será presenteada com ações de sensibilização, rastreios gratuitos de diagnóstico de saúde, havendo ainda formações para a capacitação de IPSS’s locais. 

Com um programa completo de três dias o Roadshow Mais Para Todos conta com a participação da Câmara Municipal de Bragança, que colabora nas sessões, e também de parceiros institucionais e de empresas e escolas locais, demonstrando que as boas ações e as escolhas socialmente responsáveis podem efetivamente fazer a diferença na vida da comunidade. As atividades decorrem no Auditório do Mercado do Lavrador. 

O programa inicia-se com um dia de conferências/debates entre as várias partes interessadas sobre responsabilidade social, nomeadamente representantes do tecido empresarial, instituições académicas, representantes da economia social, organizações não governamentais entre outros elementos da comunidade local. Este dia tem como objetivo estimular as parcerias para o desenvolvimento local demonstrando o contributo das organizações para a sustentabilidade, o contributo da economia social para a inserção e desenvolvimento local, como mobilizar as empresas para o 3º sector e inclui ainda uma sessão sobre escolhas socialmente responsáveis. 

O segundo dia é dedicado à capacitação das IPSS’s, onde, através da “Academia Lidl Mais para Todos”, o Lidl pretende habilitar as instituições de solidariedade social com ferramentas de gestão, organização e comunicação, ensinando-as a procurar e candidatarem-se a financiamento e incentivando-as também à criação de redes de cooperação entre elas e os vários atores da sociedade civil. A capacitação é um dos principais enfoques do Lidl nesta segunda edição do Roadshow, tendo proporcionado já a 135 IPSS’s ferramentas que as capacitam para se posicionarem de forma mais eficiente e eficaz na ajuda que prestam. 

O dia da comunidade é aberto a todos os cidadãos do distrito e é dedicado à sensibilização para o tema das escolhas socialmente responsáveis, um dos pilares da responsabilidade social do Lidl, procurando, de igual modo, incentivar para hábitos de vida mais saudáveis através de rastreios gratuitos de diagnóstico de saúde junto da população, como o rastreio de glicémia, de hipertensão arterial e sensibilização para temas como HIV, diabetes, cancro e importância dos primeiros socorros. 

De acordo com Vanessa Romeu, diretora de comunicação e responsabilidade social do Lidl “Este Roadshow está a ter um grande impacto, em especial na vertente de capacitação. Ao longo dos últimos anos tem sido evidente a necessidade do terceiro sector de ganhar competências para serem mais eficientes e eficazes e consequentemente assegurarem melhor qualidade na ajuda que prestam. Estes princípios estão no ADN da marca Lidl e por conseguinte faz todo o sentido investir em dotar um sector tão importante para a sociedade de competências. Adicionalmente, a comunidade deve ser mobilizada na sua totalidade para um desenvolvimento sustentável, com as mesas redondas procuramos contagiar a sociedade civil com este espírito.” 

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário