Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Workshop de Cogumelos Silvestres - BRAGANÇA

Realiza-se no dia 29 de Outubro, sábado à tarde, entre as 14:00h e 18:00h, uma saída de campo para recolha e identificação de cogumelos silvestres.
O biólogo Carlos Ventura é o investigador que irá acompanhar o grupo para dar a conhecer as espécies de cogumelos silvestres existentes na região de Bragança.

O objetivo desta atividade é ajudar na identificação correta das várias espécies de cogumelos e sensibilizar as pessoas para os riscos de apanharem espécies tóxicas.

Os participantes neste workshop terão a oportunidade de realizar um percurso organizado no campo, para explorar a zona procurando e colhendo cogumelos silvestres. Posteriormente, na Casa da Seda, será feita uma discussão sobre a necessidade de conhecer e identificar as espécies recolhidas em campo.

O preço desta atividade é de 5€ por pessoa.O pagamento é realizado no dia da atividade. 

Atividade para maiores de 6 anos.

Ponto de encontro: Senhor da Piedade – zona Polis

Convidamos todos os interessados a participar, faça a sua inscrição em www.braganca.cienciaviva.pt ou pelo telefone 273 313 169.

RECOMENDAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO

- Trazer um cesto de vime (ou, em alternativa, sacos de plástico) para colocar os cogumelos. Uma navalha ou faca para poder recolhe-los e, se tiverem, guias de campo de identificação de cogumelos silvestres.

- Calçado e roupa confortáveis e com cores discretas e sóbrias (um chapéu se fizer sol ou um impermeável e um guarda-chuva se chover) além de uma garrafa de água e um pequeno lanche, são aconselháveis.

- Máquina fotográfica, quem tiver, para registos.

- Aconselhamos a que o grupo se mantenha sempre junto, próximo do Carlos Ventura, para poderem aprender sobre as questões micológicas. É um grupo grande, de cerca de 25 pessoas, pelo que há que ter um pouco de tolerância com a participação de todos. Também recomendamos o mínimo de barulho possível e, naturalmente, não perturbar o ambiente com lixo e com destruição gratuita de habitat.

ATENÇÃO: este workshop tem como objectivo a iniciação à identificação dos cogumelos silvestres, comestíveis ou não, do ponto de vista ecológico e científico. Qualquer utilização dos cogumelos por parte dos participantes fora do âmbito da saída de campo, é da inteira responsabilidade dos participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário