O Governo espanhol já decidiu. Otero de Sanabria, uma pequena aldeia com apenas 30 habitantes a cerca de 47 quilómetros de Bragança, vai ter uma estação do AVE, o Comboio de Alta Velocidade espanhol.
Motivos sociais, económicos, turísticos e argumentos de coesão transfronteiriças justificaram a decisão dos responsáveis do país vizinho, que autorizaram a construção de uma estação do TGV espanhol às portas de Bragança.
A estação deverá servir cerca de sete mil habitantes da região de Sanabria, mas esta população praticamente duplica durante o verão. Mas os benefícios de mobilidade devem repercutir-se numa população de 135.000 habitantes que habita no Nordeste Transmontano e que são vistos pelos responsáveis espanhóis como potenciais clientes do AVE Madrid-Galiza.
A escolha de Otero de Sanabria para a localização da estação também teve em conta motivos técnicos, uma vez que este é um dos poucos locais planos naquela zona.
A notícia foi divulgada pelo jornal ABC que cita o presidente da Câmara Municipal de Bragança Hernâni Dias. O autarca mostrou-se contente com a decisão. “Estaremos mais perto da Europa. A estação contribuirá para uma maior mobilidade de pessoas e negócios num mundo cada vez mais global e competitivo”, disse.
Hernâni Dias também evocou as potencialidades da A4 e o fluxo que ela permitirá com o litoral, mas considerou de extrema necessidade a melhoria da comunicação rodoviária entre Puebla de Sanabria e Bragança, um troço de estrada que atravessa o Parque Natural de Montesinho.
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário