Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Halloween em Vilar de Perdizes foi a maior celebração de sempre

Foi por todos considerada a mais bem conseguida celebração de Halloween em Vilar de Perdizes. Uma jornada fantástica que fomentou a economia local e reforçou a imagem turística do concelho.
Foram centenas de pessoas em torno do singular. Caraterizadas a rigor, viveram uma noite mágica que teve como ponto alto o cortejo embruxado, seguido de um espetáculo que culminou com a queimada esconjurada pelo padre Fontes.

A celebração de Halloween na conhecida aldeia do misticismo, em Vilar de Perdizes, contou este ano com a maior participação de sempre. A noite agradável atraiu centenas de pessoas que se deliciaram com os jantares embruxados preparados pelos restaurantes.

No cortejo embruxado, verdadeiramente assustador, os participantes viveram situações inesperadas com a presença de personagens ocultas, à luz de velas, que provocaram muitos percalços e sustos. Porém, o destaque foi para o espetáculo, protagonizado pelos artistas Queiman e Andrea Pousa, que homenageou o mentor desta festa, o conhecido padre Fontes. A animação ficou a cargo do grupo de musica tradicional Enraizarte e pela companhia de teatro Filandorra.

Opinião de:
David Teixeira | Vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre
«Voltou a cumprir-se a tradição em Vilar de Perdizes. Esta festa, que iniciou com o Congresso de Medicina Popular, tem vindo a afirmar-se. É uma “Sexta 13” num lugar diferente, numa aldeia assombrada, com grande potencial para crescer. Precisa de um maior envolvimento das pessoas da aldeia. O percurso assombrado faz a diferença e precisa de mais dinamismo porque atrai centenas de pessoas. O espetáculo no palco foi um grande momento de homenagem ao padre Fontes pelo bruxo Queiman e pela Andreia Pousa. Foi um momento bonito e mais do que merecido porque o padre Fontes é o embaixador da nossa terra. Uma palavra de agradecimento a toda esta organização e aos funcionários da Câmara, à companhia de teatro Filandorra, ao padre Fontes e a toda a população de Vilar de Perdizes.

Padre Fontes | Mentor do evento
«Pareceu-me o melhor evento de sempre por várias razões: pela presença do Queiman e da Pousa, pela divulgação que foi feita, pela colaboração da associação e do município, pela presença da companhia de teatro Filandorra. Afastamos todas as bruxas más de Vilar de Perdizes e só deixamos as boas».

Umbelina Moura | Vice-presidente da Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes
«Este ano as expetativas foram largamente ultrapassadas. Esteve mesmo muita gente. O espetáculo correu muito bem e, por isso, só podíamos estar radiantes. Apostamos em mais animação e tivemos o nosso espaço com comida que teve muita adesão e completou o serviço dos restaurantes».

Bruxo Queiman | Ator
«Estou surpreendido. Foi a primeira vez que vi aqui tanta gente. Este ano apresentamos um momento especial, de forma a render homenagem ao padre Fontes, pela bondade e pelo seu desempenho na transmissão da cultura do Barroso. Foi um prazer estar aqui».

Andrea Pousa | Atriz
«Não esperava ver tanta gente. Foi um prazer celebrar esta noite. Correu tudo muito bem, com um ambiente fantástico. Espero repetir no próximo ano».

David Carvalho | Diretor da Companhia de Teatro Filandorra
«Coube-nos fazer o Deus Larouco com a sua corte. Começamos a arrastar multidões no cortejo embruxado pelas ruas desta aldeia. Isto está no bom caminho porque a adesão continua em grande escala. Na companhia do padre Fontes queremos continuar a celebrar as “bruxas à portuguesa” em Vilar de Perdizes».

in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário