Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas reconhece problemas que o Arquivo Distrital de Bragança enfrenta

A Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas admite que o Arquivo Distrital de Bragança enfrenta alguns problemas na manutenção das instalações que necessitam de obras e da instalação de aquecimento.
O director e o subdirector desta instituição responsável pela gestão de 16 arquivos distritais e 3 arquivos nacionais marcaram presença nas comemorações do centenário do Arquivo Distrital de Bragança, que decorreram nas passadas terça e quarta-feira e admitiram as necessidades há muito denunciadas pela directora deste arquivo.

José Manuel Cortês, subdirector da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas lamenta que não haja verbas para poder fazer mais pelo arquivo brigantino.

José Manuel Cortês sublinha, no entanto, que é de todo o interesse garantir a preservação do Arquivo Distrital de Bragança e garante que a deslocação dos documentos para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo não está em causa.

A directora do Arquivo Distrital de Bragança, Élia Correia, frisa que a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas tem mostrado interesse em resolver os problemas da instituição, quer a nível da contratação de mais profissionais, quer em termos da requalificação do edifício.

Neste momento está a ser feito um levantamento das necessidades de intervenção no edifício com o objectivo de preparar uma candidatura a fundos comunitários para a requalificação do mesmo.

O Município de Bragança está, nesta altura, a requalificar os acessos e a zona envolvente ao Arquivo Distrital de Bragança.

Uma intervenção que conduziu à descoberta de vestígios de condutas de água e galerias medievais, que estão a ser estudados por uma equipa de arqueólogos. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário