Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Família de Vale das Fontes pede ajuda para melhorar condições de habitabilidade

Uma família tem vindo a pedir ajuda para conseguir melhorar as condições em que vive, numa casa degradada, na aldeia de Vale das Fontes, no concelho de Vinhais. Os três irmãos com 38, 41 e 42 anos estão desempregados e sobrevivem do Rendimento Social de Inserção (RSI), disponibilizado pela Segurança Social, e do apoio prestado pelo Centro Social e Paroquial de Vale das Fontes que lhes fornece as refeições e lava a roupa.
A Junta de Freguesia diz ter pedido ajuda à Câmara Municipal de Vinhais, em 2013, sem ter obtido resposta até ao momento.
Não têm electricidade, saneamento ou casa de banho. O telhado deixa entrar a chuva mas também raios de sol e a esperança de dias melhores.

Para José Frederico, de 41 anos, perante um dia-a-dia em que falta tanta coisa, o Natal acaba por ser um dia como os outros.

“ O Natal é como outro dia qualquer” e lamenta que o Pai Natal se tivesse esquecido desta família. “Presentes não existem… O Pai Natal esqueceu-se de nós… Era bom que viesse aí…”, confessou A situação não deixa indiferente a Junta de Freguesia de vale das Fontes que, desde 2013 pede ajuda ao Município de Vinhais para tentar resolver o problema.

O presidente da Junta de Freguesia de Vale das Fontes, Carlos Caseiro, considera urgente ajudar esta família a ter dias melhores e, em plena quadra natalícia, reforça o seu apelo ao Município

Recentemente, uma assistente social da Câmara Municipal visitou aquela família e disse que este seria, provavelmente, o caso mais grave do distrito de Bragança mas continuamos a não ter resposta. A câmara de Vinhais diz várias vezes que não há problemas sociais no concelho, mas isto é um exemplo evidente de que há, e isso deixa-nos bastante tristes”, referiu o presidente da Junta de Freguesia de Vale das Fontes, Carlos Caseiro.

A ideia de fazer uma colecta na aldeia para conseguir fazer obras na casa destes irmãos não está posta de parte pela Junta de Freguesia mas, Carlos Caseiro, considera que será sempre necessária a ajuda do Município.

Por sua vez, o presidente do Município de Vinhais, Américo Pereira, lamenta aquilo que considera ser um aproveitamento político por parte do autarca de Vale das Fontes.

“A Câmara de Vinhais nunca fez questão de publicitar as ajudas sociais porque entende que este tipo de apoio tem a ver com a dignidade das pessoas, portanto, esta matéria não deve ser utilizada para outros fins que não sejam melhorar as condições de vida das populações. Apesar de nunca o termos publicitado, é público que a Câmara de Vinhais tem sido distinguida, a nível nacional, como uma das autarquias que mais apoia as populações, na questão da habitação. Seguindo este princípio, a Câmara não vai dizer absolutamente nada sobre esta situação em concreto, apenas que está muito bem entregue”, declarou Américo Pereira.

Questões políticas à parte, esta família deixa um apelo para que possa ser ajudada neste Natal, já que as necessidades são muitas. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário