terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Centros de Saúde de Bragança e Mirandela com horário alargado devido ao surto de gripe

O horário dos principais centros de saúde de Bragança e Mirandela foi alargado, devido ao aumento de doentes infectados pelo vírus da gripe, que estão a congestionar as urgências. 
A decisão da Unidade Local de Saúde do Nordeste vai ao encontro da recomendação da Administração regional de Saúde do Norte, no sentido dar resposta às necessidades verificadas, sobretudo a partir de meados do mês de Dezembro, como explica Sílvia Costa, directora clínica dos Cuidados Primários da Unidade local de Saúde do Nordeste. “Sabemos que em Mirandela e Bragança houve um aumento do pico de afluência, portanto os centros de saúde em que houve um pico de afluência, tivemos que adequar a resposta criar um horário de recurso”, referiu.

O aumento de doentes com gripe está nesta altura, classificado como moderado, mas teme-se um agravamento, sobretudo com o regresso às aulas, após o período de férias de Natal. “Houve uma alteração, na semana de 5 de Dezembro para a semana de 12 de Dezembro de 28 por cento para 38 por cento. Com o regresso às aulas, em que há mais contactos, aumentámos a resposta dos cuidados de saúde primários, em articulação com as unidades hospitalares”, explicou a responsável.

A partir desta segunda-feira o Centro de Saúde de Santa Maria, em Bragança e o Centro de Saúde de Mirandela I estão abertos todos os dias. Este é o segundo ano em que a ULS decide alargar o horário para conseguir atender mais rapidamente os doentes com gripe.

O serviço de consulta aberta funciona de segunda a sexta-feira entre as 8 e as 22 horas e ao fim-de-semana entre 14 e as 19 horas. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário