Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

É oficial, o sector das cidades inteligentes já tem o seu cluster

Organização que junta empresas, organismos públicos e autarquias centradas na inovação urbana foi criada esta segunda-feira, no Porto.
Dezenas de parceiros do mundo empresarial, universitário e associativo formalizaram esta segunda-feira, no Porto, o Cluster Smart Cities Portugal. Esta nova entidade espera agora ser reconhecida pelo Governo como parceiro privilegiado para o fomento da inovação urbana e para a internacionalização de um sector que desenvolve, produz e põe em prática soluções para a área das cidades inteligentes.

Num comunicado à imprensa, esta nova organização adianta que o CEiiA - Centro de Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel, a Brisa Inovação e Tecnologia, a tecnológica COMPTA, a Siemens e a Universidade do Minho são as entidades que compõem a direcção do cluster. A Universidade de Évora e o Instituto Politécnico de Bragança assumem, respectivamente, a presidência da assembleia geral e conselho fiscal da entidade agora criada e que já tinha sido anunciada em Novembro.

O Cluster Smart Cities Portugal tem entre os seus associados e parceiros várias empresas - Indra, Alcatel-Lucent, NEC, Oracle, Soltráfego, entre outras – organismos de fomento do empreendedorismo como ao DNA Cascais ou a Start Up Lisboa, empresas públicas como a Águas de Gaia ou associações, como a Rede Portuguesa de cidades Inteligentes, entre outras.

O cluster pretende ser reconhecido como um veículo privilegiado para fomentar a competitividade, capacidade de inovação e internacionalização das empresas do mercado das cidades inteligentes, estimular as cidades a desenvolver projectos urbanos inovadores; promover a replicação de projectos e modelos testados em Portugal em cidades de todo o mundo, fomentar a criação de novas empresas associadas a este mercado e projectar o sector fora do país. 

Jornal Público

Sem comentários:

Enviar um comentário