A União de Freguesias de Felgueiras e Maçores promove com o apoio da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, no próximo dia 22 de janeiro, a II edição da Rota dos Cerieiros. O percuso tem cerca de 9 km de extensão, de dificuldade média e com a duração prevista de 02h30.
Felgueiras, além de terra de ferreiros é também terra de moleiros, já que a ribeira de Santa Marinha que atravessa a aldeia possuía vários moinhos, fornecendo o pão para a vila e outras aldeias do concelho.
Esta povoação encontra-se ligada à indústria da cera, que se desenvolveu sobretudo a partir dos meados do seculo XIX, conhecendo grande expansão que a tornou no maior centro distribuidor da região.
São estas as tradições da freguesia que marcam a Rota dos Cerieiros, destacando-se o lagar comunitário da cera, a ribeira de Santa Marinha, as ruínas dos moinhos de água e os muros apiários. Muitos outros motivos há dignos de admiração e que bem identificam as lides comunitárias do povo de Felgueiras, como a Igreja Matriz, a fonte, o tanque da couraceira, a eira do meio, os palheiros, o ribeiro do Vale da Lousa e a capela de Nossa Senhora dos Prazeres.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 20 de Janeiro, na Junta de Freguesia de Felgueiras, Gabinete do Desporto da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e Posto de Turismo.
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário