Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Fim de semana de caça leva 700 pessoas a Alfândega da Fé

Serra de Bornes, em Alfândega da Fé, recebe no fim de semana um dos principais encontros nacionais de caça ao javali, o encontro venatório organizado pelo Clube de Monteiros do Norte (CMN) que conta juntar 700 pessoas.
Esta serra é um dos pontos mais emblemáticos do Nordeste Transmontano e do concelho de Alfândega da Fé pelos recursos naturais e condições propícias à prática de atividades turísticas como o desporto aventura ou a caça.

Há 31 anos que o Clube de Monteiros do Norte promove o encontro venatório com duas batidas ao javali programadas para sábado e domingo, em que a organização de caçadores espera “mais de 700 pessoas entre monteiros, seus familiares, amigos e matilheiros”.

Este encontro é, segundo divulgou hoje o CMN, “o coroar da época venatória em festa” e “a grande e mais antiga festa dos caçadores amantes da caça maior ao javali com fortes tradições na atividade venatória do Nordeste Transmontano”.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, do Clube de Caça e Pesca local e da União de Freguesias de Gebelim e Soeima e Junta de Freguesia dos Vilares da Vilariça, onde irão decorrer as duas montarias.

A organização sublinha, numa nota à imprensa, que “tem como o objetivo promover as riquezas naturais e culturais do Nordeste Transmontano, das quais a caça é indissociável” e “contribui para a promoção das potencialidades venatórias, gastronómicas e turísticas da região transmontana e especificamente do concelho de Alfândega da Fé”.

A concentração da Montaria de sábado terá lugar na sede da União de Freguesias de Gebelim e Soeima, situada em Gebelim. No domingo, os caçadores e curiosos juntam-se na sede da Freguesia de Vilares da Vilariça.

Este que é apontado como “o mais antigo e importante evento de Caça Maior em Portugal, movimentou na última edição, num fim de semana de Fevereiro de 2016, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, um número que rondou as 700 presenças”.

Igual número de presenças é esperado no próximo fim de semana no concelho do distrito de Bragança com pouco mais de cinco mil habitantes.

No final da Montaria de sábado será servido o jantar com a animação de um típico “Serão Transmontano”, em que caçadores, familiares e amigos poderão degustar iguarias da região e apreciar animação musical e folclore local.

in:sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário