Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Gabinete do Utente de Amendoeira passa para o centro da aldeia

O Gabinete do Utente de Amendoeira, Macedo de Cavaleiros, mudou-se este domingo para o centro da aldeia. Passa também agora a ser um Centro de Lazer para os habitantes.
Antes, esta valência, que permite à população pagar as contas mensais através de um terminal multibanco, sem ter que se deslocar à sede de concelho, estava instalada no edifício da Junta de Freguesia, um local mais periférico. Este novo espaço é central, e esteve mais duas décadas de obras, explica Humberto Trovisco, autarca da freguesia de Amendoeira, Latães e Pinhovelo.

“Este é um edifício que entrou em obras há 22 anos. Em 1996, a Junta de Freguesia cedeu o espaço através de um protocolo à Associação Amendoeira Viva. Acabaram as obras no final de 2016. Como tínhamos na Junta de Freguesia os serviços para os utentes, resolvemos passá-lo para este edifício, por ser mais central.

Agora, é também um Centro de Lazer.”

Duarte Moreno, presidente da Câmara Municipal, considera que se trata de uma melhoria significativa na qualidade de vida dos moradores das 3 localidades abrangidas. Haver um espaço semelhante em cada sede de freguesia é que é mais complicado.

“[Para isso acontecer] o que falta mais é dinheiro. Há sempre uma ajuda da Câmara Municipal, pouco, obviamente, mas o grosso tem de se arranjar de outra maneira.

Estamos a falar de 30 freguesias, e por aí se pode ver que é difícil arranjar 30 espaços como este.”

Humberto Trovisco, em final de mandato, aproveitou o dia de festa para lembrar ao município que estão em falta as intervenções prometidas em Pinhovelo.

“É uma pedra no meu sapato, porque eu gostava que a Câmara Municipal fizesse alguma coisa em Pinhovelo. São poucas pessoas, é certo, mas o município comprometeu-se connosco [Junta de Freguesia] e com elas.

Fizemos um primeiro trabalho, que foi tirar uma horta do centro da aldeia, e dar-lhe um espaço mais digno, mais largo. Requalificamos ainda a igreja da aldeia

Falta ainda toda a pavimentação da aldeia, e pedi ao senhor presidente que não se esquecesse.”

Uma requalificação que vai acontecer tão breve quanto possível, garante Duarte Moreno. A dificuldade maior neste momento é captar financiamento.

“Os fundos comunitários que estão abertos atualmente não permitem financiamentos deste género. Viram-se muito para as sedes de concelho, e não para as freguesias em si. Por isso, será difícil arranjar fundos para essas requalificações.

Temos que encontrar fundos próprios, porque, além de Pinhovelo, falta requalificar Travanca, Nogueirinha, e mais duas freguesias grandes, sendo elas Vale de Prados e Castelãos.”

Declarações ontem, em Amendoeira, no dia da abertura do Gabinete do Utente e do Centro de Lazer, que vai estar a funcionar, para já, nos períodos da tarde. Esta obra foi financiada por fundos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do, Norte e materiais cedidos pela Câmara Municipal.

Humberto Trovisco, que não se pode recandidatar às próximas eleições, por ter atingido o limite de mandatos, recordou ainda que está por colocar um novo pavimento em Pinhovelo, que pertence à mesma freguesia.

Escrito por ONDA LIVRE

1 comentário:

  1. Parabéns Compadre.

    As populações que serviu, durante tantos anos, com abnegação e responsabilidade, vão sentir a sua falta.

    Henrique Martins

    ResponderEliminar