A Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança venceu, pela décima primeira vez “Concurso de Presépios”, promovido pelo Município de Bragança, na categoria de “inovador”. A escola participa desde que este concurso foi criado, em 2005 e só não venceu um ano, em que ficou em segundo lugar.
O professor Manuel Trovisco, que incentiva anualmente os alunos do curso de Artes Visuais a participar na iniciativa, revela que o segredo do sucesso neste concurso está apenas na dedicação e no gosto pela arte. “O segredo penso que passa muito por uma dedicação, por um gosto desta temática, que tem muito a ver também com uma tradição que, todos nós, em pequenos, gostamos de desenvolver e que nos envolve bastante, a nível familiar. Há um empenho bastante grande para, a cada ano, fazermos cada vez melhor. Os alunos do curso de Artes têm de desenvolver também essa criatividade e o gosto … É uma forma de elevarmos o nível de trabalho que realizamos”, referiu o docente.
A marca que distingue os presépios da Escola Secundária Emídio Garcia faz com que tenha vindo a ser convidada para montar as suas obras em locais públicos da cidade de Bragança, em particular religiosos. Nesta altura, o presépio produzido no último Natal está montado na Igreja de Nossa Senhora das Graças.
Já o presépio do ano passado encontra-se exposto na Catedral e uma das primeiras produções pode ser vista na Biblioteca Municipal.
Escrito por Brigantia
Sara Geraldes
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário