Iniciativa tem o apoio da Fundação PT e destina-se a seniores economicamente carenciados e em situação de emergência ou isolamento.Os primeiros equipamentos vão ser entregues no dia 13 de janeiro, numa sessão pública que vai decorrer, pelas 11h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé.
Este projeto surge no âmbito das respostas sociais de inclusão e combate ao isolamento de seniores no Município de Alfandega da Fé, onde as soluções tecnológicas de comunicação apoiadas pela Fundação PT assumem um papel diferenciador ao contribuir significativamente para autonomia desta população nas suas casas, bem como, para a sua segurança e bem-estar.
A teleassistência é um serviço telefónico de apoio, garantido pela Fundação PT, e é composto por um telefone com características especiais a instalar em casa do beneficiário e um dispositivo emissor portátil com um botão de emergência, que pode ser usado ao pescoço ou no braço.
Este serviço permite ao beneficiário, em caso de manifesta necessidade, entrar em contacto com os serviços de apoio escolhidos para o efeito e, deste modo, garantir o acionamento dos meios de socorro mais adequados à sua situação.
O projeto, que agora arranca em Alfândega da Fé, vai abranger, nesta fase piloto, 10 seniores e surge na sequência de um estudo efetuado pelo município que abrangeu a população sénior do concelho, detetando as suas necessidades e condições de vida. Os beneficiários foram selecionados de acordo com 5 critérios - Isolamento; Risco social; Atividades de vida diária (AVD); Atividades instrumentais de vida diária (AIVD); Condição habitacional e económica-.
Trata-se de uma serviço social que vai ao encontro de outros projetos que a autarquia tem no terreno direcionado para a melhoria da qualidade de vida dos seniores, num concelho que continua apostado em adotar medidas que respondam de forma eficaz ao fenómeno global que é o envelhecimento populacional.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário