Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Jovem de Podence lança livro sobre a história e o turismo à volta do Entrudo Chcocalheiro

É, provavelmente, a obra mais atual sobre os Caretos de Podence e a festa do Entrudo Chocalheiro, vista de um ponto de vista académico, mas também por quem vive desde sempre com esta tradição.
“Caretos de Podence – História, Património e Turismo” é a tese de mestrado de Luís Filipe Costa, natural daquela aldeia transmontana, que agora está em livro. Licenciado em Turismo, seguiu depois estudos em Arte e Património. Uma investigação que nasce de uma curiosidade despertada há uma década.

“O tema foi sendo desenvolvido logo a partir do momento em que em entro para a Casa do Careto. Vim para cá logo no ano seguinte à construção, nas férias do verão, para receber os turistas. Resulta do contacto com as pessoas, que me faziam perguntas sobre os Caretos, e eu tinha de ir encontrar respostas. Logo aí começa o ponto zero deste livro.

Claro que depois, já no mestrado em Arte e Património, aí desenvolvi o grosso deste trabalho, ainda que seja um trabalho que venho a fazer ao longo da última década.”
Luís Filipe Costa dividiu o volume em três partes, numa visita pelo antes, pelo agora e pelo futuro.

“Uma primeira parte é dedicada à história, até porque é a pergunta que mais me fazem: qual é a origem da festa. As pessoas dizem sempre que é uma festa celta. E porquê celta e não romana? É um tentar perceber além daquilo que nos tem sido dito, ir para além do óbvio.

A segunda parte, sobre o património, dedica-se a falar deste sentimento de transmissão de algo que é importante para a comunidade. Os mais velhos passarem aos mais jovens algo que é importante.

Na terceira parte, é sobre o turismo, porque já faz parte da festa e é preciso olhar para ele de forma mais criteriosa. Não é todo igual, é preciso distingui-lo. Há turismo que é bom, mas também o há que pode ser menos bom. É preciso ter cuidado com isso, e nesse aspecto deixo alguns alertas.”
Como investigador, e como profissional na área do Turismo na freguesia de Podence, Luís Filipe Costa facilmente traça o perfil do turista que procura o Nordeste.

“São os turistas que procuram o contacto com a natureza, algo autêntico e genuíno, e ir para além daquilo que lhes é oferecido nas suas áreas de residência. No litoral, sul e centro, o Carnaval é importado do Brasil. E então procuram algo que os faça sentir mais portugueses e que tenha mais a ver com as suas raízes. Por isso, viajam para a nossa região.”
“Caretos de Podence – História, Património e Turismo” foi hoje apresentado na Casa do Careto, inserido nas festividades do Entrudo Chocalheiro. É editado pela Poética Edições, e tem como autor Luís Filipe Costa, investigador natural de Podence, e, consequentemente, também ele um dos Caretos que aviva a tradição.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário