Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Souto de Moura expõe pela primeira vez em Bragança

O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais foi um dos pólos das comemorações do aniversário do foral de cidade, concedido a Bragança por Dom Afonso V, em 1464.
Foto: CMB
O autor do projecto de arquitectura do Centro, Eduardo Souto de Moura, expõe pela primeira vez obra sua naquele espaço, em simultâneo com uma exposição inédita de desenhos e textos da própria Graça Morais.
O director do Centro, Jorge Costa, falou do projecto, que se desenvolve até à próxima Primavera. Esta “é uma exposição inédita centrada num trabalho que não é habitual mostrar do arquitecto Souto de Moura que são os esquiços. Por outro lado, está a pintora Graça Morais já é a 19.ª exposição que aqui se faz com a obra dela.”
A exposição de Souto de Moura expressa a relação entre a concepção e a concretização da obra. O arquitecto justifica só agora ter aceitado expor no espaço que ele próprio criou, dizendo que “queria que fossem rectificadas algumas coisas aqui". "Tenho que usar os poucos poderes que temos e dizer eu só vou quando me arranjarem isto. Ainda não arranjaram mas pelo menos tenho a promessa e eu acredito nas pessoas”, explicou.
Graça Morais traz a público a espontaneidade do seu quotidiano, com esboços e reflexões sobre momentos de cada dia.
Para Souto de Moura “os arquitectos que se interessam pelas obras, lutam para que elas fiquem bem mesmo até à última.” 
O presidente do município, Hernâni Dias, considera que as exposições são uma boa forma de dar continuidade à programação cultural, no aniversário do foral, que se comemora hoje, com a inauguração do centro de cultura Sefardita, também com a participação de Eduardo Souto de Moura no projecto.
“Esta é uma exposição feita de diários sem ordem, porque realmente a palavra aqui é para reforçar a imagem e ao mesmo tempo é um diálogo muito secreto comigo mesma”, explicou a artista. 
O Centro de Cultura Sefardita, que é inaugurado hoje, às 18 horas, situa-se num edifício contíguo ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário