As relações entre Portugal e Espanha são cada vez mais um investimento para o enriquecimento económico e cultural de ambos os territórios. A XVII Feira transfronteiriça das Arribas do Douro e Águeda inaugurada no fim-de-semana, em Freixo de Espada à Cinta, volta a estreitar as relações entre os dois países.
Com uma oferta rica sobretudo na área da gastronomia, Freixo atrai muitos espanhóis ao território português e nem as acessibilidades difíceis os impedem de visitar Freixo.
É esta relação de amizade entre dos dois países que a autarca Maria do Céu Quintas considera que deve ser valorizada para promover o seu município e desenvolver a economia.
“Os laços com o lado espanhol aumentaram muito e Freixo neste momento é muito frequentado por espanhóis ”, frisou a presidente do município.
Román Calvo, deputado de Salamanca e responsável pela agricultura, também marcou presença na feira de Freixo de Espada à Cinta e salientou a importância de promover o que de melhor tem cada território.
“Temos de valorizar o mundo rural, os pequenos povoados, a agricultura e ofícios tradicionais. Evoluímos muito depressa para a vida citadina e aqui há qualidade de vida e bem-estar”, sustentou.
São vários os produtos endógenos de Freixo que merecem destaque nesta feira e um dos que se destaca como marca única é a Seda, que tem sido uma aposta da autarquia, através do apoio ao método de fabrico da seda desde a sua raiz até aos trabalhos de artesanato finais, um processo único em toda a península ibérica. Susana Martins, artesã há 15 anos, explica que o processo da arte de trabalhar a seda envolve muita a delicadeza.
80 Expositores de Portugal e Espanha estiveram presentes neste certame que atraiu muitos visitantes de ambos os lados da fronteira durante o primeiro fim-de-semana. Uma iniciativa que continuará no próximo sábado e domingo e que convida todos a experimentar o que de melhor se faz em Freixo e nos municípios vizinhos do lado espanhol.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário