Pelo quarto ano, amanhã os diabos vão andar à solta em Vinhais. Serão cerca de 1000 as figuras vestidas de vermelho que vão percorrer as ruas da vila.
O presidente do Município, Américo Pereira explica que se trata de um evento que recria um ritual ancestral e genuíno que marca o início da quaresma na vila, como forma de promover a herança cultural do concelho.
O autarca garante que este “é um evento que tem crescido ano após ano, e este ano esperam-se alguns milhares de pessoas para visitarem Vinhais e assistirem a estes actos e rituais simbólicos deste dia. É um cenário em movimento extremamente agradável.”
Mil fatos de diabos são distribuídos pelo município de Vinhais aos participantes nesta peculiar procissão, que é acompanhada por uma produção teatral, sendo recriados alguns quadros que traduzem o significado dos Diabos e da Morte de Vinhais. A encenação culmina com o fim da escuridão e as boas vindas à estação clara.
A animação noite dentro será assegurada pelo grupo “Las Çarandas” a que se seguirá a actuação do Dj Fernando Alvim.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário