Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Santa Casa de Macedo comemora 90 anos com debate sobre os novos desafios das misericórdias

Este sábado a Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros comemorou os 90 anos de existência com um debate sobre “Os Novos Desafios das Misericórdias” que decorreram este sábado, e na qual frisou a importância destas instituições no apoio na área dos cuidados continuados e paliativos.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia, Alfredo Castanheira Pinto, explica que o tema foi escolhido devido às mudanças nas necessidades da sociedade e porque a crise tem imposto novas funções e exigências às misericórdias.

“É um dos temas que neste momento aflige as misericórdias todas a nível de país, porque elas estão de tal maneira sobrecarregadas com trabalho que é muito complicado trabalhar nas misericórdias. Têm de se adaptar às necessidades da sociedade, há muita fome encoberta e temos de ser mais activos nas soluções e de colaborar mais com as outras entidades”, sustenta.

Na conferência que debateu o futuro das misericórdias participou Maria de Belém Roseira, antiga ministra da saúde e ex vice presidente da misericórdia de Lisboa que considera que devido à sua implementação no território as misericórdias devem assumir novos papéis na prevenção nas áreas da saúde e educação.

“Falo no RPR, a reparação, prevenção e a reintegração das pessoas. A prevenção é fundamental porque muitos dos problemas que se abatem sobre nós como a doença são por vezes de comportamento, como a diabetes, e um outro aspecto da prevenção que tem de se ser mais forte é no percurso escolar das crianças”, destacou.

No dia em que se assinalaram os 90 anos da criação da santa casa da misericórdia de Macedo de Cavaleiros foi atribuído o título de irmão honorário ao presidente do Município de Macedo, Duarte Moreno e à esposa e ex-deputada à Assembleia da República, Maria José Moreno devido à cedência de um terreno à instituição. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário